A Teoria da Carga Cognitiva é um conjunto de princípios que aumentam a eficiência do ambiente de aprendizagem e consequentemente promovem um aumento na capacidade do processamento cognitivo humano.
John Sweller formulou essa teoria que juntamente com o Design Instrucional pode resultar em um material instrucional com maior eficiência e obtendo uma maior aprendizagem por parte dos alunos.
A Teoria da Carga Cognitiva surge a partir da arquitetura cognitiva humana, que nos diz que a nossa mente funciona de acordo com três tipos de memória: memória sensorial, memória de trabalho e memória de longo prazo, e que ela é limitada em capacidade de processamento, chegando no número 7 +/- 2 (de 5 a 9) novas informações por vez.
Abaixo trago um mapa conceitual feito por mim, para mostrar um pouco da Teoria da Carga Cognitiva:
Para embasamento teórico estou utilizando diversos trabalhos de John Sweller, como o livro Cognitive Load Theory de 2011, o artigo Human Cognitive Architecture de 2008, Instructional Design consequences of an analogy between evolution by natural selection and human cognitive architecture de 2004 entre outros mais antigos.
A capacidade de processamento da memória de trabalho do indivíduo é controlada pela carga cognitiva total utilizada por ele. Para essa teoria quanto menor essa carga cognitiva total mais fácil será a aprendizagem de um novo conteúdo.
Para isso "somamos" duas cargas cognitivas distintas em busca do "valor" menor possível: a carga cognitiva intrínseca e a carga cognitiva extrínseca. A carga cognitiva intrínseca se refere ao conteúdo a ser ensinado, quanto mais complexo, maior a carga, e a carga cognitiva extrínseca se refere ao material instrucional que estou apresentando ao aluno para aprendizagem do conteúdo. Então se o conteúdo escolhido é muito complexo (carga cognitiva intrínseca ALTA), precisamos diminuir o máximo a complexidade do material apresentado ao aluno, buscando diminuir a carga cognitiva extrínseca e assim facilitando a aprendizagem do conteúdo.
Mas a seguinte pergunta pode surgir: como posso diminuir essa carga cognitiva extrínseca do meu material instrucional? Onde ela está?
Respondendo essa pergunta Sweller traz os Efeitos, que são em torno de 10 (depende do artigo), e que mostram onde estão essas cargas e o que podemos fazer para diminuí-las. Abaixo vou listar os efeitos conhecidos atualmente, mas deixarei a explicação com exemplos dos mesmos para outra postagem:
Efeito do "sem-objetivo"
Efeito do exemplo trabalhado e conclusão de problemas
Efeito da divisão de atenção
Efeito modalidade
Efeito redundância
Efeito da expertise reversa
Efeito da condução diminuindo
Efeito da imaginação e da auto-explicação
Efeito do elemento interatividade
Um abraço,
Karina Timboni
Valeu Karina, pelo texto! Me incentivou a pesquisar mais sobre o assunto. ;)
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