Você, professor de Física, já parou para pensar em como as
simulações foram construídas, ou como saber se aquela simulação atende aos seus
objetivos? Essas foram algumas das questões que me fizeram entrar em um
mestrado de Educação Científica e Tecnológica e estou feliz por já estar
encontrando respostas, esse blog vem com a intenção de compartilhar algumas
dessas informações que podem ajuda-los de alguma forma.
Meu
primeiro desafio foi buscar algo que me ajudasse a entender uma melhor
construção de uma simulação a fim de promover uma maior aprendizagem, e
encontrei o DESIGN INSTRUCIONAL!!!!!
Como referencial teórico sobre o assunto eu uso os livros da Andrea Filatro, "Design Instrucional Contextualizado" de 2003 e "Design Instrucional na prática" de 2008.
Ele parte do princípio que quando elaboramos algo devemos primeiro pensar os nossos objetivos, qual é meu público alvo e sob qual abordagem quero que esse trabalho seja desenvolvido. Ele é definido como a ação intencional e sistemática de ensino que envolve planejamento, desenvolvimento e aplicação de métodos, técnicas, materiais, etc... a fim de facilitar a aprendizagem.
E é
fundamentado em três pilares:
Tentando
integrar esses três campos do conhecimento em busca de uma visão mais ampla e
aprofundada do design de um material instrucional. Ele envolve 5 etapas: analisar a necessidade, projetar a solução, desenvolver a solução, implementar a solução e avaliar a solução.
Para resolver meu problema de pesquisa da minha dissertação de mestrado vou utilizar o Design Instrucional como referencial teórico.
Abaixo alguns links ajudar a entender um pouco mais o que é o Design Instrucional e sua importância do desenvolvimento de materiais instrucionais:
Espero que tenha despertado a curiosidade e o interesse em torno do Design Instrucional!!!
Abraço,
Karina Timboni
Nenhum comentário:
Postar um comentário